E.I.C . IV



O cotidiano nas salas da educação infantil é intenso e desafiador. Por isso, estabelecemos uma rotina, onde definimos as tarefas diárias, dividindo o tempo, o espaço, os registros e as avaliações – aspectos relevantes em nosso trabalho – onde verificamos em cada situação proposta, a maneira com que cada criança, procura e elabora respostas para cada desafio.

Falar sobre o trabalho na Coopen é, acima de tudo,pensar na criança como sujeito ativo de seu processo de aprendizagem, considerando suas características e necessidades. E, falar de sala de aulas ignifica falar de relações, encontros, parcerias, tempos, espaços, materiais e atividades diversas com características singulares a cada momento do dia...

Proposta pedagógica

A proposta pedagógica da Coopen se apóia em um ambiente sócio-moral construtivista, ou seja, é baseada na atitude de respeito do professor pelos interesses, sentimentos, valores e idéias das crianças. A sala de aula é organizada para satisfazer as necessidades físicas, emocionais e intelectuais das crianças. É organizada, também, para permitir a interação com colegas e para o exercício da responsabilidade infantil. As atividades atraem os interesses, a experimentação e a cooperação entre as crianças. O papel do professor é cooperar com elas, tentando compreender seu racioncínio, encorajando a cooperação entre elas, promovendo sua construção do eqüilíbrio emocional e capacidades de enfrentamento, entendimento interpessoal e valores morais.