E.I.C . III



O desenvolvimentoda identidade e da autonomia está intimamente relacionado com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.

A capacidade das crianças terem confiança em si e o fato de sentirem aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas oferecem segurança para a formação pessoal e social. Sendo assim, o EIC 3  da COOPEN, oferece possibilidades para que as crianças efetuem escolhas e assumam pequenas responsabilidades favorecendo o desenvolvimento da auto estima, essencial para as crianças se sentirem confiantes e principalmente felizes!

Proposta pedagógica

A proposta pedagógica da Coopen se apóia em um ambiente sócio-moral construtivista, ou seja, é baseada na atitude de respeito do professor pelos interesses, sentimentos, valores e idéias das crianças. A sala de aula é organizada para satisfazer as necessidades físicas, emocionais e intelectuais das crianças. É organizada, também, para permitir a interação com colegas e para o exercício da responsabilidade infantil. As atividades atraem os interesses, a experimentação e a cooperação entre as crianças. O papel do professor é cooperar com elas, tentando compreender seu racioncínio, encorajando a cooperação entre elas, promovendo sua construção do eqüilíbrio emocional e capacidades de enfrentamento, entendimento interpessoal e valores morais.