E.I.C. I



A Educação Infantil constitui um recurso valioso para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Diversas pesquisas, baseadas em teorias e prática dos educadores, têm contribuído para desenvolver o como fazer, para criar um ambiente coletivo adequado e de qualidade para o cuidado e educação de crianças pequenas. As pesquisas demonstram e o nosso trabalho ilustra que é possível um desenvolvimento sadio em contextos diversos do familiar, mesmo para crianças em seus primeiros anos de vida, desde que assegurado um atendimento de qualidade. Mas é imprescindível uma boa parceria da instituição com as famílias, ambas colaborando e respeitando uma à outra. A formação continuada da equipe pedagógica é outro elemento essencial para um cuidado e educação de qualidade. Acreditamos que o ingresso na instituição de educação infantil amplia o universo inicial das crianças, em vista da possibilidade de conviverem com outras crianças e com adultos de origens e hábitos culturais diversos, de aprender novas brincadeiras, de adquirir conhecimentos sobre realidades diferentes.

Proposta pedagógica

A proposta pedagógica da Coopen se apóia em um ambiente sócio-moral construtivista, ou seja, é baseada na atitude de respeito do professor pelos interesses, sentimentos, valores e idéias das crianças. A sala de aula é organizada para satisfazer as necessidades físicas, emocionais e intelectuais das crianças. É organizada, também, para permitir a interação com colegas e para o exercício da responsabilidade infantil. As atividades atraem os interesses, a experimentação e a cooperação entre as crianças. O papel do professor é cooperar com elas, tentando compreender seu racioncínio, encorajando a cooperação entre elas, promovendo sua construção do eqüilíbrio emocional e capacidades de enfrentamento, entendimento interpessoal e valores morais.